Tempo de presenteamar

Na quase-esquina da praça iluminada, Cora viu um garoto mal vestido sentado ao meio-fio. Foi lá. Procurou seu sorriso, não encontrou. Procurou-lhe os olhos, e eles se viraram escorridos de choro. Perguntou pelo porquê do choro.

Os olhos dele voltaram ao asfalto. Ela chegou mais perto, cuidado pra não amarrotar o sobretudo amarelo, pôs-se ao lado dele. A avó de Cora uma vez disse que a gente devia fazer uma coisa que nos deixasse feliz na época do Natal. Ano passado, fez cafuné no Visconde, o cachorro, e ficou toda contente. Este ano ela ainda não tinha pensado em nada.

- O que você quer ganhar de presente amanhã?

- Eu nunca ganho presente.

Os olhos dele voltaram a chorar. Num estalo, Cora se lembrou de ouvir o pai contar a Nina que há crianças que não ganham presentes. Nem no Natal, nem no aniversário. Talvez aquele menino fosse uma dessas crianças. Buscou alguma coisa no fundo do bolso, nada. Sem ideias, encarou o prédio à frente, e foi seguindo sua altura. Até o alto. Acabou prédio e começou céu. Cora era fascinada pelas estrelas e achou que ali tinha um presente para o menino que não ganhava presentes.

- Está vendo aquela estrela bem pertinho do alto do prédio?

- Acho que estou.

- É minha estrela.

- Como assim, sua?

- Meu presente. No Natal, existem mais estrelas no céu, não sabia? Papai-do-céu também gosta de enfeitar a casa, e põe mais estrelas de presente pra gente. Aí você mesmo escolhe a sua, e toda noite ela vai estar lá em cima.

- Eu também posso?

- Não escolhendo a minha, fica à vontade.

- Quero aquela ali, perto da árvore, viu?

- Nossa, ela é linda! Mais bonita que a minha. Hmm, alguém me disse que nunca ganhava presentes?

O garoto riu por cima do resto de choro.

- Cora! – logo Nina tinha encontrado a irmã. De longe, viu a caçula (um ano mais nova) abraçar um menino mal vestido que estava sentado no meio-fio. O que você tava fazendo?

- Uma coisa que deixa a gente feliz no Natal. Dando um presente.

- O quê? Um abraço?

- Uma estrela. Ou você acha que esse tanto de estrela no céu não é presente de Natal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário